Tradutor


A PALAVRA 

            Você já percebeu como é intensa a força da água? Chuvas arrastam carros e árvores; rios destroem pontes; maremotos aniquilam cidades inteiras em poucos segundos... E, quando a água é posta em máquinas que a expelem com grande pressão é possível limpar prédios e objetos de sujeiras que, de outro modo, só poderiam ser tiradas com fortes produtos químicos.
           Muitas vezes, ao olharmos para nós mesmos sob a luz do Senhor, vemos em nosso interior, em nosso coração, muitas “pontes” que nos ligam ao mundo do pecado, “cidades” onde habitam muitas coisas além de Deus. Há tanta sujeira dentro de nós que parece ser impossível removê-la. Olhamos para nossa conduta e achamos que jamais poderemos mudar. Você já pensou isso? Talvez esteja percebendo, agora, essa realidade em seu coração. Contudo, mesmo que pareça não haver solução para nós, a água da Palavra pode nos mudar!
            Em Efésios 5:25-26 está escrito: “Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”. Em Hebreus 4:12 está escrito: “A Palavra de Deus é viva e eficaz...”. Então, a Palavra de Deus é capaz de nos purificar de toda e qualquer sujeira e fazer de nosso coração um lugar para só Deus habitar. Se você se abrir para a Palavra de Deus, permitindo que ela penetre nos lugares mais escondidos e profundos do seu ser, ela operará uma transformação maravilhosa.
            Não se trata, simplesmente, de apenas ler a Bíblia, de estudá-la, ou de conhecer a sua maravilhosa doutrina, mas de tomá-la como algo que é vivo, cheio de vida, como a Palavra viva de um Deus vivo. Quando falamos que a Palavra tem a vida, não se refere à vida orgânica e física, mas a algo que contém a verdadeira natureza de Deus.
            A Palavra é vida porque libera dentro de nós um elemento divino, uma vida incriada (leia João 6:63). Não veja a Bíblia como simplesmente um livro santo e sagrado, mas como o falar de um Deus vivo e real, que ama muito a você e está falando diretamente com você. Não há uma fórmula fixa para fazer isso.
           É preciso somente tentar, começar, insistir e perseverar, buscando e permitindo que a luz de Cristo ilumine o teu coração com a verdade que vem de Deus e não com doutrinas humanas. Jesus disse: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8:32); “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

O TEMPO e a TRANSFORMAÇÃO

        Um dos efeitos do pecado, que está em nos desde quando nascemos, é  confundir os nossos valores para que tenhamos dificuldades em distinguir um amigo de um inimigo, em distinguir o que é bom para nós e o que não é. Andamos num mundo de sombras, onde as coisas reais parecem irreais, e as coisas insignificantes são procuradas tão avidamente como se fossem feitas de ouro
        As nossas idéias raramente se harmonizam com as coisas como são. Elas sofrem distorção por uma espécie de astigmatismo que desvia tudo do foco. É mais ou menos como na matemática, se tivéssemos aprendido erradamente a tabuada da multiplicação e não soubéssemos do nosso erro. 
        Um falso conceito, ao qual nos apegamos tenazmente, é o conceito de tempo. Imaginamos o tempo como ema espécie de substância viscosa que corre como um rio preguiçoso, levando em seu seio nações, civilizações e homens. Visualizamos essa corrente como uma entidade e nos vemos grudados nela enquanto durar a nossa vida. Isso tudo faz parte de nós a tal ponto que seria demais esperar que o hábito de transferir tudo para o tempo seja rompido algum dia.
        O mais danoso engano que cometemos é pensar que o tempo tem poder para aperfeiçoar o ser humano ou resolver nossos problemas. A única alternativa que o homem tem para receber transformação é Cristo. Ele sim tem o poder para operar no coração humano.
        Em Atos 9 vemos Saulo, o perseguidor, tornar-se Paulo, o servo de Deus, mas não foi o tempo que fez esta mudança; Cristo realizou o milagre! O mesmo Cristo que transformou água em vinho! A experiência de Saulo com a luz de Cristo o transformou em um homem gentil e enamorado de Deus, pronto a dar a própria vida pela fé que outrora odiava.
        O tempo não aprimora e nem melhora ninguém, como também não resolve os problemas, mas Cristo, sim, mexe em nosso temperamento, muda a conduta, nos torna homens perfeitos e cheios de graça. Jesus tem poder para transformar um ganancioso em generoso, um iracundo em manso, um homem que odeia em um que sabe amar. 
     Cristo é poderoso, mas o tempo não!





Confissão e purificação


          Jesus se prepara para vir reinar. Você deseja por este momento? Se o motivo que nos prende à Igreja não é ser glorificado pelo Senhor - entendido como a transformação de 1Cor15 - temos que pedir misericórdia a Deus e clamar para que Ele abra os nossos olhos.
       Jesus nos relembra constantemente para não esquecermos aquilo que é importante. Por exemplo: talvez tenhamos xingado alguém e ficou “por isso mesmo”, porque achávamos que tínhamos razão. Mesmo assim, achamos que estamos certos e que os outros estão errados.
       Deus tem trazido essa luz à nossa consciência, e será muito difícil avançarmos espiritualmente no Reino de Deus se já estamos instruídos por Jesus de que devemos confessar os pecados e não confessamos. O Senhor diz que se confessarmos Ele é fiel e justo para nos purificar (1João 1:9). Só que, se não confessamos, não somos purificados. Quantas coisas temos feito diariamente contra Deus e não confessamos?
       O texto de 1João 1:9 deve ser revisto por nós. A confissão é o reconhecimento de que estamos pecando e agindo contra Cristo. Quando temos um procedimento errôneo, estamos pecando contra Cristo. O apóstolo Paulo queria prender cristãos, mas quem o encontrou no meio do caminho foi Jesus. Então, se você ataca alguém que faz parte do Corpo de Cristo, você ataca Jesus. Nós pecamos quando atacamos as pessoas.
       Mesmo que elas errem conosco, elas são intocáveis, porque são membros do Corpo. Quando o martelo bate repetidas vezes, chega o momento em que aquilo que está sendo golpeado se abre e se destrói. Cristo repete, repete e Ele fala conosco: você precisa confessar! Quando alguém deve e não paga, é considerado um mal pagador e não ganha mais crédito. Queremos que Deus nos abençoe, mas não cumprimos a nossa parte. Tudo o que Deus não nos mandou fazer é o que fazemos e ainda achamos que estamos corretos. Temos que acertar as nossas dívidas! 

Devemos acertar com as pessoas e ter confissões diárias!


TER DEUS COMO CONTEÚDO

         Assim como a luva é feita à imagem e semelhança da mão com o objetivo de conter a mão, o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus com o objetivo de conter Deus. Como o peixe precisa da água para viver, nós também precisamos do Senhor.

        O dinheiro não pode satisfazer o homem, assim como o sucesso também não. Romanos 9:23-24 diz que nós somos vasos para conter Deus. Por isso, nada e nem ninguém pode preencher o vazio dentro do homem, a não ser Aquele que nos criou.

Deus formou os céus, fundou a terra, formou o espírito dentro do homem e o colocou no jardim do Éden e lá, bem no meio do jardim, havia a árvore da vida, que tipificava Cristo. Comendo da árvore da vida, o homem receberia dentro de si a vida de Deus.
         Entretanto, o homem foi enganado por satanás e comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. Tudo o que nós comemos é metabolizado e se torna parte de nós, e foi assim que o pecado entrou no homem. Adão e Eva, por terem pecado, esconderam-se da presença do Senhor. Mas onisciente, Deus sabia da verdadeira situação deles e, mesmo assim, os buscou.
         Deus os vestiu com peles de animais, o que indica que um animal, provavelmente um cordeiro, foi morto. Essa expressão de amor também foi manifestada na cruz, quando o Senhor Jesus, como o cordeiro de Deus, morreu por nós, para nos redimir e nos salvar eternamente.
         Às vezes, tentamos nos esconder de Deus, assim como Adão e Eva também tentaram. Não importa se somos fracos, cheios de angústia, medo e problemas. Deus conhece a nossa condição e ainda assim nos quer perto dele.

“Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva. O Senhor guarda a todos os que o amam; porém os ímpios serão exterminados” (Salmos 145:18-20).

Somente a Palavra de Deus pode suprir, preencher e transformar as pessoas!

FILHOTES DE ÁGUIA

        “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos... Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado” (Salmo 40:2; Salmo 113:7).  O projeto de Deus para nós começa exatamente aqui: tirar-nos da lama, do monturo, firmar nossos pés na rocha que é Jesus. 
        Deus descortina diante de nós um mundo de possibilidades para que possamos crescer e voar. O Criador, por várias vezes na Bíblia, associa Sua maneira de agir conosco como a da águia com seus filhotes. E, se assim o faz, é porque certas características da águia devem fazer parte de nossa vida. São qualidades que Ele deseja ver em nós. 
        As águias, notáveis pelo seu tamanho e vigor, são aves fortes e valentes. Os olhos grandes e frontais as diferem das demais aves, e lhes proporcionam uma visão ampla e panorâmica para lá do alto espreitar a presa. Dificilmente uma presa escapa de suas fortes garras. 
        A águia é caçadora e só se alimenta de animais vivos. É monógama e só aceita um único macho durante toda a vida. Ela é livre, não aceita cativeiro e enfrenta a fúria das tempestades. À medida que seus filhotes vão crescendo ela vai desmanchando o ninho para que fique desconfortável e eles alcem vôo. 
        Deus nos chamou para sermos como a águia, para olharmos para cima e alçarmos vôo face às circunstâncias adversas. Para sermos como a águia, precisamos ter uma visão correta a respeito de Jesus. Quem tem uma visão miúda de Jesus jamais será águia. Seja grato a Deus por Ele estar lhe ensinando a ser como a águia! Se recuse a ter uma visão racional e limitada, viva pela fé, pois isso é voar! 
       A Bíblia relata que Davi não temeu enfrentar o gigante Golias, enquanto todo o exército de Israel se intimidava perante ele. Sua coragem se devia à visão que ele tinha de Deus. Davi não olhava para baixo, para o vale onde se encontrava o inimigo, ele olhava para o alto, onde se podia contemplar o Senhor dos Exércitos, o Deus Vivo e Dele receber orientação. Somente assim venceremos os obstáculos desta vida. 
Olhe para o alto e confie plenamente em Cristo!

Ansiedade

         Você algum vez já se sentiu ansioso demais a ponto de perder toda a sua tranqüilidade? Quando você pensa nas coisas que você tem, uma ansiedade não enche o seu coração? Analise o lar em que você vive. Será que tudo está em ordem? Provavelmente há coisas fora de ordem. Então você começa a ficar ansioso porque sabe que se as coisas continuarem assim, você terá muitos problemas. Você vê a situação errada e começa a pensar no que você poderia fazer para resolver tudo. Você sabe o que é isso? É a ansiedade enchendo o seu coração. Ela faz com que você perca toda a sua tranqüilidade. Ela começa a trazer na memória coisas que você ainda não tem e que você sabe que precisa. Ela lembra das coisas que estão erradas com você e com sua família. Enfim, ela começa a encher a sua mente com pensamentos e mais pensamentos e chega uma hora em que você está tão ansioso e desesperado que nem sabe mais o que fazer.

            Isso acontece porque o homem nunca aprendeu a descansar em Deus. Nós pensamos cada vez nos nossos problemas que até esquecemos que Deus existe, porque a nossa vida está totalmente de cabeça para baixo que parece que Deus não poderia fazer nada. Acabamos nem vendo que a cada dia ficamos cada vez mais ansiosos. Se isso ainda acontece na sua vida, saiba que você ainda não sabe como descansar no Senhor. E se você não aprender como descansar em Deus, certamente terá muitos problemas e a ansiedade estará presente na sua vida. Então, se você quer saber como descansar no Senhor, leia o que está escrito em Primeira Pedro, capítulo 5, versículo 7:

Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. O Senhor diz neste versículo que se você é uma pessoa ansiosa, deve lançar sobre Ele toda essa sua ansiedade. Por acaso adianta alguma coisa pensar e se preocupar com as coisas que você ainda não tem? Adianta gastar horas e horas se preocupando com as coisas que estão dando errado na sua vida? Isso alguma vez já solucionou as suas dificuldades? Garanto que você nunca percebeu que todo o tempo que você gastou pensando em seus problemas, foi um tempo desperdiçado. Você facilmente se livraria de todas as complicações se lançasse sobre Cristo a ansiedade e pedisse que Ele resolvesse os seus problemas. Você apenas deveria orar e pedir que Deus lhe guiasse e mostrasse a forma de resolver todas as coisas.

            Por isso que o Senhor diz em 1 Pedro 5:7: “Lança sobre Mim a tua ansiedade porque Eu tenho cuidado de ti”. Você precisa aprender a entregar a sua vida para Deus para que Ele venha cuidar de você. Pare de pensar sobre como resolver os problemas. Experimente entregar todo o seu ser para Aquele que lhe criou, o Deus Todo-Poderoso. Peça que Deus venha cuidar da sua vida e dos seus problemas. Assim, você descansará no Senhor e esperará Nele a solução para as suas dificuldades.



CONFISSÃO E PURIFICAÇÃO

Jesus se prepara para vir reinar.
Você deseja por este momento? 

       Se o motivo que nos prende à Igreja não é ser glorificado pelo Senhor - entendido como a transformação de 1Cor15 - temos que pedir misericórdia a Deus e clamar para que Ele abra os nossos olhos.

       Jesus nos relembra constantemente para não esquecermos aquilo que é importante. Por exemplo: talvez tenhamos xingado alguém e ficou “por isso mesmo”, porque achávamos que tínhamos razão. Mesmo assim, achamos que estamos certos e que os outros estão errados.

       Deus tem trazido essa luz à nossa consciência, e será muito difícil avançarmos espiritualmente no Reino de Deus se já estamos instruídos por Jesus de que devemos confessar os pecados e não confessamos. O Senhor diz que se confessarmos Ele é fiel e justo para nos purificar (1João 1:9). Só que, se não confessamos, não somos purificados. Quantas coisas temos feito diariamente contra Deus e não confessamos?

        O texto de 1João 1:9 deve ser revisto por nós. A confissão é o reconhecimento de que estamos pecando e agindo contra Cristo. Quando temos um procedimento errôneo, estamos pecando contra Cristo. O apóstolo Paulo queria prender cristãos, mas quem o encontrou no meio do caminho foi Jesus. Então, se você ataca alguém que faz parte do Corpo de Cristo, você ataca Jesus. Nós pecamos quando atacamos as pessoas.

        Mesmo que elas errem conosco, elas são intocáveis, porque são membros do Corpo. Quando o martelo bate repetidas vezes, chega o momento em que aquilo que está sendo golpeado se abre e se destrói. Cristo repete, repete e Ele fala conosco: você precisa confessar! Quando alguém deve e não paga, é considerado um mal pagador e não ganha mais crédito. 

Queremos que Deus nos abençoe, mas não cumprimos a nossa parte. Tudo o que Deus não nos mandou fazer é o que fazemos e ainda achamos que estamos corretos. 
Temos que acertar as nossas dívidas! Devemos acertar com as pessoas e ter confissões diárias!


PREOCUPAÇÃO ERRADA

          No Evangelho de João 9:1-12 vemos que uma das primeiras coisas que deve ser examinada por todo aquele que busca ser discípulo de Jesus, é qual a posição que se está, considerando as palavras de Cristo. Isso porque, depois de toda a luz e da operação miraculosa do Espírito em nossas vidas, ainda estamos curiosos e preocupados em saber quem está pecando, assim como os discípulos, que perguntaram a Jesus, no verso 2, quem havia pecado para que aquele homem nascesse cego.  Eles não estavam preocupados com a situação daquela pessoa ou em pregar a Palavra a ele ou com a salvação dele, mas estavam preocupados em saber quem havia pecado.
        Atualmente, a preocupação de muitos cristãos não é salvar os perdidos ou edificar os irmãos, mas é com a vida pessoal dos membros da Igreja.  Estamos preocupados em examinar a vida das pessoas... Entretanto, Jesus disse aos discípulos que aquele homem estava cego, mas que não precisava continuar cego; ele apenas precisava de uma intervenção miraculosa do Senhor.
       Nós também nascemos cegos. Observe que Jesus “untou” os olhos daquele cego e ele passou a ver. Também o Senhor já concedeu a salvação e vem abrindo os olhos e revelando Suas maravilhas a todos os que confessaram a Jesus como Senhor e foram batizados (Rm 10:9-10 e Mc 16:16). 
       A saliva vem da boca de Deus e representa a Palavra. É uma simbologia para entendermos que quando a Palavra nos toca, ela abre nossos olhos. Quando ouvimos a Palavra de Deus, seja na Igreja ou em casa, Jesus vai abrindo a nossa visão, para que a glória de Deus se manifeste em nós. Jesus nos transforma em homens tementes e amáveis.
      É hora de renunciarmos à preocupação de saber quem pecou e passarmos a cuidar de nós mesmos e da doutrina que vem de Cristo. É hora de nos deixarmos abrir os olhos pelo toque da Palavra para enxergar a realidade do Reino de Deus, de que há um Rei sobre nossas vidas! Troque de preocupação, pois dessa troca advirá o fluir de Deus em você e através de você.


PARA ONDE IREMOS?

Em João 6:66-68 há o relato de uma experiência que os discípulos tiveram com Jesus. Quando Jesus diz: “o abandonaram” (verso 66), Jesus não está falando que a multidão que O ouvia O abandonou, mas que muitos dos Seus discípulos O abandonaram.  Quando fala em discípulos, se refere à pessoas que já estavam há um certo tempo andando com Jesus e vendo Seus milagres. Se a Igreja primitiva é o modelo, nesta geração também ocorre estas coisas e nós temos que rogar que estas coisas sejam evitadas no nosso meio.
         No versículo 67, Jesus perguntou aos doze, os discípulos mais próximos Dele: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” E Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”. Essa pergunta é interessante, pois não há um só Senhor, um só Salvador, uma só Igreja, um só Corpo, uma só Bíblia, então, para onde iremos?
Pedro tinha a iluminação e a revelação do Espírito Santo de que não tinha outro lugar, mas muitos cristãos hoje não têm essa revelação. Nós olhamos por cima da “cerca” para ver se há um lugar melhor, uma Igreja do nosso agrado, um discurso que não seja tão duro aos nossos ouvidos. Pedro disse: “Mestre para quem iremos?”
Deus já é o nosso Dono, como então, diremos a Cristo que iremos nos retirar? Se nós fomos comprados e redimidos pelo sangue de Jesus! Nós só temos um caminho, o qual é apertado, e esse caminho é Cristo. Nós já ganhamos a vida eterna. Como pode uma pessoa que conhece esta verdade dizer que não a conhece?
Você já conheceu a economia divina, a Igreja e o Corpo de Cristo, como vai dizer que não conhece? A sensatez e a realidade de Pedro devem ser um exemplo para corrigirmos nossa vida. A diferença da nossa geração para aquela geração é que eles ouviam e obedeciam, mas a iniquidade se multiplicou de tal forma que ouvimos e não praticamos.
Precisamos abrir mão do orgulho e da vaidade. Deus chamou a mim e você para se humilhar diante Dele. Não queira ser outra coisa diferente do que Deus determinou, porque não dará certo!

Arrependimento, é o início.

        



         
         Deus se fez homem com o propósito de implantar um novo Reino na terra. Quando Deus encarnou em Jesus, foi para preparar o corpo de Cristo, a noiva, ou seja, a Igreja. Quando Cristo começou a anunciar a boa nova do evangelho do reino, Ele iniciou com uma mensagem muito forte, que exigia o seu cumprimento para que as pessoas pudessem desfrutar da vida do Reino de Deus.

         Em Mateus 4:17 Ele disse: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Essa exigência, o arrependimento, era a chave para que qualquer pessoa fosse salva e liberta.
A palavra “arrependimento” significa a desistência de coisa feita ou empreendida, ou seja, é a mudança de mente, é mudar os pontos de vista de uma pessoa; seus valores, objetivos e comportamentos são mudados e toda a sua vida é vivida de um modo diferente. Sua mente, seu discernimento, sua vontade, suas afeições, seu comportamento, tudo muda!

         Arrepender-se significa começar a viver uma nova vida. No livro de Mateus, João Batista e Jesus convocaram o povo ao arrependimento para receberem a salvação, a vida eterna e o perdão pelos pecados.

         O arrependimento, entretanto, é inseparável da fé. Voltar-se para Cristo sem fé, é impossível e voltar-se para Cristo sem abandonar o pecado pelo arrependimento, também.
A ideia equivocada de que pode haver fé salvadora sem arrependimento e de que alguém pode ser justificado apenas aceitando a Cristo como Salvador, mas recusando-se a aceitá-Lo como Senhor. Nisto há um erro perigoso.

         
A verdadeira fé reconhece a Cristo como o que, de fato, Ele é, ou seja, nosso Rei (Apocalipse 19:11-16)! 

         Sentimentos de remorso, autorreprovação e tristeza pelo pecado, gerados pelo temor da punição, sem a decisão ou o desejo de deixar de pecar, não devem ser confundidos com o arrependimento. 

         Davi expressou o verdadeiro arrependimento no Salmo 51, revelando que em seu coração havia o propósito de não mais pecar e de viver uma vida justa. Examine teus pensamentos e busque a nova vida que Cristo te propõe (Mateus 11:28-30, 2Coríntios 5:17).

O SACRIFÍCIO EXPIATÓRIO DE CRISTO 

            Se fôssemos perguntar a um grupo de pessoas ou de religiosos como Deus é e como Ele se revela, certamente poderíamos esperar tantas opiniões diferentes, quanto o número de membros do grupo e, provavelmente, as respostas de alguns, iriam se opor a de outros.
Contudo, sabemos que a Palavra de Deus, a Bíblia, é única e ela é que contém a verdade de caráter absoluto, e não relativo como muitos tentam passar.
Há pessoas que dizem: “Nem tudo o que está na Bíblia é verdade” e também: “há coisas que já mudaram!”. Mas, dizer isso é muito perigoso! E na realidade, o único que, realmente, pode nos esclarecer isso, é o próprio Deus. Jesus, certa vez, disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Então, dizer que Jesus era apenas um homem de boa moral ou um bom professor está fora de questão. A Bíblia é a Palavra de Deus porque ela revela e comprova que o Cristo é o Deus encarnado em Jesus.
Jesus Cristo é Deus e é homem ao mesmo tempo. O seu lado humano produziu redenção para toda humanidade. Se não fosse o sacrifício expiatório de Jesus na cruz, hoje estaríamos todos os humanos já nascidos e os que ainda irão nascer condenados eternamente e não haveria chance de salvação e redenção para nós.
A cruz, porém, tem dois aspectos: o primeiro, a morte de Cristo, que resolveu o problema do pecado. A morte de Jesus na cruz foi para eliminar e redimir o homem do pecado que o levou a uma separação de Deus (Rom. 6:6).
segundo aspecto é o da ressurreição, que beneficia a todos os redimidos que querem ser aperfeiçoados, edificados e amadurecidos (1 Cor 15:1-58). Tudo isso é necessário para que possamos servir a Deus e cumprir com o nosso propósito pré-estabelecido, o qual é de edificar a Igreja do Senhor Jesus Cristo e o Corpo de Cristo na terra.
Deus espera que todos os homens se decidam a cumprir as suas obrigações para com Aquele que nos comprou com o Seu precioso sangue (1 Cor 6:20).


A VIDA EXEMPLAR DE CRISTO


           A vida de Jesus foi uma vida exemplar. Ele foi o único homem que nunca pecou. Jesus teve essa vida santa porque Ele era humilde e dependente de Deus. No livro de Filipenses, no capítulo 2, do versículo 5 ao 8, está escrito: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a Si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, HUMILHOU-SE a Si mesmo, sendo obediente até a morte”. Nessa passagem que lemos podemos ver que a vida de Cristo foi uma vida de humildade e obediência. Jesus sempre demonstrou dependência a Deus em todo o Seu viver aqui na terra.
          Muitas pessoas interpretam de forma errada a palavra humildade. Acham que ser humilde é se deixar humilhar pelas outras pessoas. Mas, o que a Palavra de Deus ensina acerca da humildade é bem diferente. Para o Senhor, somos humildes quando não temos amor próprio. Se analisarmos a conduta de Cristo, veremos que Ele se esvaziou e assumiu a postura de servo. Isso é não ter amor próprio. Cristo escolheu servir aos homens. Ele era humilde porque era submisso à vontade do Pai. Assim, nós seremos humildes quando nos esvaziarmos de todo o nosso egoísmo e amor próprio e escolhermos servir ao Senhor de forma incondicional. Essa foi a escolha feita por Cristo. Deus o considerou humilde porque Ele, em tudo, foi obediente. Essa deve ser a nossa postura para com Deus. Ele quer que sejamos humildes e que tenhamos disposição para sermos submissos à Sua vontade.
          Analise um pouco da vida de Cristo. Se você ler a Bíblia com bastante atenção, você verá que Jesus apenas servia a Deus e aos homens. Ele estava sempre disposto a fazer a vontade de Deus. Ele poderia ter resistido à cruz, mas por obediência Ele escolheu ir para a cruz e morrer por todos nós. Deus quer que nós tenhamos a mesma postura de Cristo. Se Ele foi humilde, nós também podemos ser, porque o mesmo Deus e o mesmo Espírito que estavam com Cristo, hoje estão conosco. Você somente será humilde quando a sua postura for de obediência e submissão.
          No evangelho de Mateus, capítulo11, versículo 29, está escrito: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou MANSO e HUMILDE de coração.” Nós realmente precisamos aprender a ser humildes assim como Cristo foi. Precisamos ter aulas de humildade com o Senhor Jesus. O material está à sua disposição, que é a Palavra de Deus. Leia a Bíblia e aprenda a ser humilde como Jesus foi. Preste atenção à conduta de Cristo e você aprenderá a ser manso e humilde de coração. Ele mesmo disse, no versículo que lemos: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. Tome a vida de Jesus como um exemplo. Ele nunca fez alguma coisa em Seu próprio benefício ou esperando ganhar algo para Si mesmo. Mas toda a Sua vida foi para agradar a Deus e para servir e beneficiar os homens.

O PODER DA PALAVRA DA CRUZ

         A Palavra de Deus é poderosa para mudar a nossa maneira de pensar. 1Coríntios 1:18-19 afirma que a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os salvos, ela é muito poderosa, pois Cristo passa a operar em nós e através de nós. Mas para que isso ocorra, há de se ter muita humildade.
Isso porque, a Palavra, muita vezes, contraria a nossa vontade e revela que não somos tão bons como pensamos. Por isso, é necessário humildade para recebê-la.
       O homem se acostumou a viver altivamente, achando que é algo que na verdade não é. Deus nos dá dons e talentos naturais e espirituais para fazermos um trabalho na comunhão com o Espírito de Deus e, por vezes, acabamos contaminando a vida dos outros. Nós nos consideramos “especiais”, sendo que na verdade toda virtude é de Deus e nós somos apenas instrumentos em Suas mãos. Por isso, devemos nos humilhar diante da Palavra de Cristo.
No Corpo de Cristo, na Igreja, há muitos membros, mas o Corpo é um só e todos os membros, que estão neste Corpo, são parte uns dos outros. Portanto, não podemos contender com as pessoas.
       Você já percebeu como opinamos na vida alheia? Não cabe a nós saber se uma pessoa vai casar ou não, se vai estudar e se formar ou não, se está comprando ou vendendo, sem tem ou não tem dinheiro... Temos que falar apenas daquilo que é edificante.
Também não podemos ocupar nossa boca para tentar influenciar os outros com as nossas opiniões naturais. A Bíblia diz que não fomos feitos para guiar a vida dos outros e nem “prever” o que vai acontecer na vida dos outros. Devemos apenas falar e praticar a Palavra de Deus, e o Senhor fará a obra de transformação na nossa vida e na vida das pessoas. Amá-las como a nós mesmos.
      Entretanto, o elemento natural e egoísta que está dentro de nós é tão forte, e estamos tão arraigados com ele, que consumimos horas reclamando, falando dos outros e tendo pensamentos negativos. Só a Palavra da Cruz pode nos transformar!


JESUS DIZ: CONFIE EM MIM!

            Nos dias do Antigo Testamento, Deus fez o Seu povo levantar enormes pilhas de pedras como memoriais das várias vitórias que conquistara para eles. Esses “memoriais de pedra” eram para serem vistos e lembrados por todos. Ganhar batalhas é extremamente significativo e Deus não desperdiça vitórias. Quando faz algo que somente Ele pode fazer, Ele, então, nos diz:
Não se esqueça disso”.                                                                     

Enfrentar gigantes é uma experiência que intimida. Imagine se você estivesse no lugar do pequeno Davi e se tivesse que enfrentar o gigante Golias, o que você sentiria? Davi olhou com os olhos da fé e disse: “O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu
(1Samuel 17:37). Davi creu que Deus era maior do que o gigante.

         Guerrear é uma experiência solitária. Ninguém mais pode lutar por você. O seu “Golias” é realmente seu! Alguém pode até dizer: “Ah, não se preocupe com isso”. Mas para você, continua sendo um gigante. Ninguém o pode combater em seu lugar, nem mesmo um líder da Igreja, nem um parente ou amigo seu. É com você mesmo!

É um empreendimento solitário, mas que o faz crescer. É na solidão do campo de batalha que você aprende a confiar em Deus! E o confiar em Deus é uma experiência tremenda. Davi derrubou Golias com uma só pedra. Você nunca vencerá os gigantes que atacam você nessa vida, com a sua natureza humana, mas se Deus estiver no comando do seu coração, você será vitorioso!

Qual o seu assustador gigante hoje? Pode ser algo relativo ao seu colega, ao trabalho, a um colega, talvez seja um processo judicial, ou por você estar desempregado, pode ser um filho drogado, ou uma doença, uma depressão.
Seja qual for o seu problema hoje, Deus está dizendo a você neste momento:

Tudo o que Eu te peço são cinco pedras lisas e uma “funda” de fé. Eu passo a controlar daí por diante. Você não precisa usar a armadura de outro. Basta confiar em Mim e Eu vou destruir o inimigo. Conquistarei a vitória e receberei a glória. Confie em Mim!”

Nós sempre teremos gigantes a enfrentar durante a nossa vida, e para você enfrentá-los, convide o Senhor Jesus Cristo, porque Ele já venceu todos os gigantes e, agora, você precisa vencer os seus, mas com Deus no comando da tua vida! Jesus diz a todos nós: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).




PECADO E RECONCILIAÇÃO
           


            Muitas pessoas acham que Deus é surdo. Muitos pensam que Deus não ouve as nossas orações e que Ele nem se dá ao trabalho de respondê-las. Mas, tudo isso é um grande engano. Deus, em Sua santidade, perfeição e justiça, nunca poderia agir dessa maneira.
            Então, por que muitas pessoas têm essa dificuldade? Por que nunca conseguimos receber uma resposta ? Em Isaías 59:1-2 diz: “Certamente a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem surdo o Seu ouvido, para que não possa ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
            Podemos ver nessa passagem que a falha não está em Deus. A Sua mão não está encolhida e nem o Seu ouvido está surdo. Portanto, quando você ora, saiba que Deus está ouvindo. A Palavra de Deus diz que toda vez que oramos, Ele volta os Seus ouvidos para nós.
           Podemos reclamar que Deus não ouve as orações, mas precisamos saber que não receberemos resposta enquanto existirem barreiras entre Deus e nós. Essas barreiras são as nossas iniquidades. Nós já nascemos com elas. Podemos dizer que nunca fizemos mal a ninguém ou que somos pessoas boas, mas para Deus ainda estamos separados Dele. Por melhor que sejamos, o pecado ainda está presente, por causa da natureza humana (Jo 2:23-25).
           Romanos 5:12 confirma: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
            Agora, contudo, temos a oportunidade de reconciliação com Deus, por causa da obra redentora de Jesus na cruz do calvário. E o pecado que nos separa do Criador é perdoado quando cremos nesse mistério, e passamos a buscar o arrependimento e a obediência simples aos mandamentos do Rei dos Reis, Jesus Cristo. “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida (Rom 5:10).


ARREPENDIMENTO: O INÍCIO

           Deus se fez homem com o propósito de implantar um novo Reino na terra. Quando Deus encarnou em Jesus, foi para preparar o corpo de Cristo, a noiva, ou seja, a Igreja. Quando Cristo começou a anunciar a boa nova do evangelho do reino, Ele iniciou com uma mensagem muito forte, que exigia o seu cumprimento para que as pessoas pudessem desfrutar da vida do Reino de Deus.
         Em Mateus 4:17 Ele disse: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Essa exigência, o arrependimento, era a chave para que qualquer pessoa fosse salva e liberta.
A palavra “arrependimento” significa a desistência de coisa feita ou empreendida, ou seja, é a mudança de mente, é mudar os pontos de vista de uma pessoa; seus valores, objetivos e comportamentos são mudados e toda a sua vida é vivida de um modo diferente. Sua mente, seu discernimento, sua vontade, suas afeições, seu comportamento, tudo muda!
        Arrepender-se significa começar a viver uma nova vida. No livro de Mateus, João Batista e Jesus convocaram o povo ao arrependimento para receberem a salvação, a vida eterna e o perdão pelos pecados.
        O arrependimento, entretanto, é inseparável da fé. Voltar-se para Cristo sem fé, é impossível e voltar-se para Cristo sem abandonar o pecado pelo arrependimento, também.
A ideia equivocada de que pode haver fé salvadora sem arrependimento e de que alguém pode ser justificado apenas aceitando a Cristo como Salvador, mas recusando-se a aceitá-Lo como Senhor. Nisto há um erro perigoso.
        A verdadeira fé reconhece a Cristo como o que, de fato, Ele é, ou seja, nosso Rei (Apocalipse 19:11-16)!
Sentimentos de remorso, autorreprovação e tristeza pelo pecado, gerados pelo temor da punição, sem a decisão ou o desejo de deixar de pecar, não devem ser confundidos com o arrependimento.
Davi expressou o verdadeiro arrependimento no Salmo 51, revelando que em seu coração havia o propósito de não mais pecar e de viver uma vida justa. 
        Examine teus pensamentos e busque a nova vida que Cristo te propõe (Mateus 11:28-30, 2 Coríntios 5:17).







       Como restaurar um lar em desordem    


           De todos os problemas que há em nossa sociedade, creio que o pior é aquele que enfrentamos dentro de nossa própria casa. Lá estão as maiores brigas, desavenças, choques de opiniões e de convivência. Diante desse tipo de dificuldade, cada uma das pessoas que vive na mesma casa quer estar com a razão. Mas, em um lar que está sofrendo dificuldades de convivência, todos estão errados. Não há “mocinho e bandido” dentro de um lar, porque todos são bandidos. Não é confortável para um homem reconhecer que isso é verdade, pois nos esforçamos ao máximo para sermos considerados as vítimas de toda situação. Entretanto, a Palavra de Deus ensina: Deus nunca irá nos considerar vítimas, porque dentro de um lar problemático não existem vítimas, todos estão errados.
         É difícil para uma pessoa orgulhosa reconhecer que está errada, pois é mais fácil analisar toda a dificuldade e encontrar um culpado, que não seja eu, é claro! Isso acontece porque quando uma pessoa se considera a vítima, ela não precisa mudar e corrigir suas atitudes. Para ela, somente o bandido, o causador das intrigas e conflitos é que deve mudar a sua postura na família. Olhe para a sua própria família, pense qual dos seus familiares lhe causa mais problemas? É fácil achar um culpado, não é verdade?          
         O difícil é olhar para você mesmo como o maior causador dos conflitos. É por isso que a Palavra de Deus diz que em um lar com problemas, todos estão errados e todos devem mudar suas atitudes para viverem em paz.
         E você sabe por que todos estão errados? Porque ninguém em sua casa está agindo pela vida de Cristo. Há uma passagem bíblica, que está no livro de Primeira Coríntios, capítulo 14, versículo 33, que diz: “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz”.        
         Quando um lar está em desordem, é porque falta Deus neste lar. Falta a vida divina, falta a Palavra de Deus, faltam atitudes de acordo com a vida e com a Palavra de Deus, logo, todos os membros desta família são considerados culpados. Porque se uma só pessoa dentro de uma casa agir segundo a vida de Cristo, que é a obediência à Bíblia, todos serão contaminados pela vida de Deus e serão cheios de paz. Mas, se todos agirem pela morte, em desacordo com a Palavra de Cristo, sempre haverá desordem.
         É horrível viver em um lar carente da vida de Cristo, e você já deve ter alguma experiência disso. E se o seu lar estiver em desordem, Cristo precisa entrar neste lar através das suas atitudes. Não espere pelos outros, comece a transformação por você mesmo, porque todos estão errados, em todos os canais só flui morte, só há desobediência aos princípios de Deus. No entanto, se a vida de Cristo começar a fluir através de você em seu lar, haverá paz. E a vida de Cristo restaurará toda a sua casa.          
        Restaurará o amor, a convivência e a autoridade. Porém, se a vida de Cristo não entrar, a desordem continuará reinando em sua casa.
 

O PLANO DE DEUS

            Apocalipse é o livro da revelação e do cumprimento do propósito de Deus. Na eternidade passada, Ele desejou ser expressado e glorificado aqui na terra e para isso, Ele criou os céus, a terra e o ser humano.
            Quando desejamos construir uma casa, primeiro precisamos desenhar a planta, para depois executar o projeto e obter o resultado. A planta do desejo de Deus está em Gênesis capítulos 1 e 2, e o resultado deste plano está em Apocalipse capítulos 21 e 22.
Em Gênesis, vemos que Deus formou o homem do pó da terra e o colocou no jardim do Éden, onde havia a árvore da vida e o rio da água da vida. O homem tinha a tarefa de cultivar o jardim, para que a vida se multiplicasse ali, e guardá-lo, para que nada negativo entrasse no jardim: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.”  (Gn 2:15)
            A atitude do homem deveria ser apenas comer da árvore da vida e beber daquele rio, a fim de ter capacidade para cumprir a sua tarefa (Gn 2:16-17). Mas o homem distraiu-se com seu trabalho e falhou, permitindo a entrada da serpente. Em Gn 3, satanás tentou frustrar o plano de Deus e introduziu no mundo o pecado e a morte. A serpente, no entanto, foi amaldiçoada por Deus, sendo que Cristo veio para esmagar a cabeça da serpente.
Em Hebreus 2:14-15 está escrito que o Senhor Jesus destruiu o diabo, o qual tem o poder da morte, e nos libertou. Sem Cristo somos pó, somos comida de serpente, mas com Cristo, somos pedras vivas para a edificação da Casa de Deus.
Somente tendo a vida de Cristo em nós é que nos sentiremos supridos e com paz, e que seremos úteis para Ele no Seu projeto. Convide Jesus a entrar no teu coração. Repita essa oração em voz alta: 
“Amado Deus: confesso que sou pecador. Eu me arrependo da minha vida de pecados e Te peço perdão. Reconheço que Jesus Cristo é o filho de Deus e O aceito como o meu único Senhor e Salvador. Senhor Jesus, escreve o meu nome no livro da vida. Eu te agradeço e Te louvo. Amém”. 


Mude o teu pensamento


Tudo o que aprendemos e conhecemos é o que defendemos como verdade, no entanto, nem sempre o que pensamos é a verdade. Possuímos um entendimento sobre a vida, mas muitas coisas que “achamos” não estão corretas.

Por exemplo, falamos do que diz na Bíblia, mas não agimos segundo o que lá está escrito. Nós ainda não agimos, verdadeiramente, como filhos de Deus e cidadãos do Reino. Nossa filosofia está errada! Afinal, temos que ser cumpridores da palavra de Deus!

Em Tiago 1:22 está escrito: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Os adolescentes, as donas de casa, os empresários, os professores, os governantes, os políticos, os líderes, os membros da Igreja, todos têm a sua própria filosofia. Mas afinal, o que é uma filosofia? É a maneira como se pensa.

No livro de Isaías 55:8 o Senhor diz: “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos”. Nesse versículo, Deus está falando que a nossa filosofia está contaminada, misturada com inverdades, ou seja, que a nossa forma de pensar sobre nós mesmos, sobre as outras pessoas, sobre Deus e sobre o mundo, contêm equívocos, pois os nossos pensamentos não são iguais aos Dele e a nossa forma de pensar também não.

A primeira mensagem que Jesus ministrou em público está descrita em Mateus 4:17: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. A palavra “arrependei-vos” quer dizer virar para a direção oposta ou, ainda, mudar a forma de pensar e agir. Creio que Ele quis dizer: “mude a tua mente”.

O sistema atual do mundo  - e isso é fácil de constatar - está contaminado pela ira, inveja, egoísmo, desamor, impaciência, falta de perdão, lascívia... Por isso Jesus nos diz: “Arrependei-vos”, para que passemos a viver o Seu padrão, como filhos de Deus e sejamos abençoados!
Leia Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”.
 

O BOM PASTOR
          
           É muito comum vermos em etiquetas de preços um produto custar tantos reais e noventa e nove centavos, mas por que isso? É porque a presença desses noventa e nove centavos, depois da vírgula, gera dois tipos de arredondamento, ou seja, se algo custa R$ 21,99, por exemplo, para o consumidor são vinte e um reais, mas na hora do pagamento, custa-lhe vinte e dois.
         Na Bíblia, há um relato envolvendo noventa e nove (Mt 18:10-14). Um pastor tinha cem ovelhas, mas certo dia, depois de recolhê-las, constatou que somente noventa e nove haviam voltado. E o que ele fez? Será que ele arredondou o número de ovelhas para cem, por que uma a mais ou a menos não lhe faria diferença? De modo nenhum! Para ele, cada ovelha era importante. Por isso, ele foi procurar a ovelha que se perdera e não descansou enquanto não a achou.
           Esse pastor representa Cristo e Seu cuidado por Suas ovelhas. Muitas vezes nos perdemos do “rebanho”, seguindo os nossos próprios caminhos e escolhas. Mas Ele não nos abandona! Ele não se contenta com noventa e nove, Ele quer as cem ovelhas!
           Quando nos afastamos do Pastor e de Seu rebanho, pensamos ter feito a melhor escolha, mas cedo ou tarde perceberemos que estamos sós, vazios e infelizes. Estamos tão fracos e desanimados, que pensamos que somos incapazes de voltar por nós mesmos e achamos que o Pastor sequer se lembra de nós.
           Mas devemos louvar e adorar a Deus, porque o nosso Pastor não age assim! Cristo, desde o momento em que começamos a desanimar e a pensar em desistir da vida cristã, já está nos procurando, já está preocupado e insistentemente nos chama de volta. Por isso, não desanime!
          Nenhuma ovelha perdida é um caso perdido. Seria assim se dependêssemos de nossa própria força para voltar. Mas, por termos um Pastor incansável na busca da ovelha perdida, mais cedo ou mais tarde, voltaremos para Casa, pois Ele trará situações e circunstâncias que nos levem de volta para o Seu caminho.




LANÇAI A CAPA E VINDE A MIM


            Em Marcos 10:49-50 está escrito: “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus”.
Ao ser chamado por Jesus, a atitude do cego foi surpreendente, ele jogou a capa e levantou-se de um salto. A capa era uma vestimenta essencial para os israelitas, pois os protegia do frio intenso daquela região desértica. Por que, então, aquele cego mendigo jogou a capa longe se ela lhe era tão preciosa?
            Muitas vezes o que nos impede a cura da cegueira e pobreza espiritual é a nossa “capa”, ou seja, tudo o que usamos para nos proteger: justiça própria, amor próprio, as justificativas, o orgulho, a vaidade, as mágoas que insistimos em congelar em nossos corações, os pecados ocultos, o nosso status social...
            Essas coisas simbolizam a “capa”, pois tudo isso forma uma impenetrável capa que nos impede de sermos curados e de nos desenvolvermos espiritualmente. Portanto, não é suficiente reconhecermos que somos cegos. É necessário que tenhamos uma atitude prática que demonstre que desejamos ser curados.
            Todos esses fatos mencionados nos impedem de vermos quem somos e de vermos quem Deus é. Precisamos, por isso, rejeitar essas coisas e as lançar para fora.
            O cego levantou-se de um salto. Se nós víssemos e discerníssemos que o Senhor nos aguarda para nos restaurar e nos curar, sairíamos prontamente.   Nós não devemos nos voltar aos poucos ao Senhor, mas precisamos fazer isso de maneira decidida, impetuosa, sem esperar mais nenhum segundo. Muitas vezes, nos enganamos pensando que podemos voltar ao Senhor a qualquer momento, que basta querermos isso, enquanto permanecemos indiferentes e frios em relação a Ele. Que engano! Quanto mais tempo passamos parados à beira do caminho, mais acostumados ficaremos com isso!
            Dê um salto e vá para um encontro com Jesus. Ele está esperando por você (Mt 11:28). O convite é para todos!




 MUDE TEU PENSAMENTO!


       Tudo o que aprendemos e conhecemos é o que defendemos como verdade, no entanto, nem sempre o que pensamos é a verdade. Possuímos um entendimento sobre a vida, mas muitas coisas que “achamos” não estão corretas.
        Por exemplo, falamos do que diz na Bíblia, mas não agimos segundo o que lá está escrito. Nós ainda não agimos, verdadeiramente, como filhos de Deus e cidadãos do Reino. Nossa filosofia está errada! Afinal, temos que ser cumpridores da palavra de Deus!
        Em Tiago 1:22 está escrito: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Os adolescentes, as donas de casa, os empresários, os professores, os governantes, os políticos, os líderes, os membros da Igreja, todos têm a sua própria filosofia. Mas afinal, o que é uma filosofia? É a maneira como se pensa.
         No livro de Isaías 55:8 o Senhor diz: “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos”. Nesse versículo, Deus está falando que a nossa filosofia está contaminada, misturada com inverdades, ou seja, que a nossa forma de pensar sobre nós mesmos, sobre as outras pessoas, sobre Deus e sobre o mundo, contêm equívocos, pois os nossos pensamentos não são iguais aos Dele e a nossa forma de pensar também não.
         A primeira mensagem que Jesus ministrou em público está descrita em Mateus 4:17: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. A palavra “arrependei-vos” quer dizer virar para a direção oposta ou, ainda, mudar a forma de pensar e agir. Creio que Ele quis dizer: “mude a tua mente”.
         O sistema atual do mundo  - e isso é fácil de constatar - está contaminado pela ira, inveja, egoísmo, desamor, impaciência, falta de perdão, lascívia... Por isso Jesus nos diz: “Arrependei-vos”, para que passemos a viver o Seu padrão, como filhos de Deus e sejamos abençoados!
          Leia Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”.