Tradutor




       Como restaurar um lar em desordem    


           De todos os problemas que há em nossa sociedade, creio que o pior é aquele que enfrentamos dentro de nossa própria casa. Lá estão as maiores brigas, desavenças, choques de opiniões e de convivência. Diante desse tipo de dificuldade, cada uma das pessoas que vive na mesma casa quer estar com a razão. Mas, em um lar que está sofrendo dificuldades de convivência, todos estão errados. Não há “mocinho e bandido” dentro de um lar, porque todos são bandidos. Não é confortável para um homem reconhecer que isso é verdade, pois nos esforçamos ao máximo para sermos considerados as vítimas de toda situação. Entretanto, a Palavra de Deus ensina: Deus nunca irá nos considerar vítimas, porque dentro de um lar problemático não existem vítimas, todos estão errados.
         É difícil para uma pessoa orgulhosa reconhecer que está errada, pois é mais fácil analisar toda a dificuldade e encontrar um culpado, que não seja eu, é claro! Isso acontece porque quando uma pessoa se considera a vítima, ela não precisa mudar e corrigir suas atitudes. Para ela, somente o bandido, o causador das intrigas e conflitos é que deve mudar a sua postura na família. Olhe para a sua própria família, pense qual dos seus familiares lhe causa mais problemas? É fácil achar um culpado, não é verdade?          
         O difícil é olhar para você mesmo como o maior causador dos conflitos. É por isso que a Palavra de Deus diz que em um lar com problemas, todos estão errados e todos devem mudar suas atitudes para viverem em paz.
         E você sabe por que todos estão errados? Porque ninguém em sua casa está agindo pela vida de Cristo. Há uma passagem bíblica, que está no livro de Primeira Coríntios, capítulo 14, versículo 33, que diz: “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz”.        
         Quando um lar está em desordem, é porque falta Deus neste lar. Falta a vida divina, falta a Palavra de Deus, faltam atitudes de acordo com a vida e com a Palavra de Deus, logo, todos os membros desta família são considerados culpados. Porque se uma só pessoa dentro de uma casa agir segundo a vida de Cristo, que é a obediência à Bíblia, todos serão contaminados pela vida de Deus e serão cheios de paz. Mas, se todos agirem pela morte, em desacordo com a Palavra de Cristo, sempre haverá desordem.
         É horrível viver em um lar carente da vida de Cristo, e você já deve ter alguma experiência disso. E se o seu lar estiver em desordem, Cristo precisa entrar neste lar através das suas atitudes. Não espere pelos outros, comece a transformação por você mesmo, porque todos estão errados, em todos os canais só flui morte, só há desobediência aos princípios de Deus. No entanto, se a vida de Cristo começar a fluir através de você em seu lar, haverá paz. E a vida de Cristo restaurará toda a sua casa.          
        Restaurará o amor, a convivência e a autoridade. Porém, se a vida de Cristo não entrar, a desordem continuará reinando em sua casa.
 

O PLANO DE DEUS

            Apocalipse é o livro da revelação e do cumprimento do propósito de Deus. Na eternidade passada, Ele desejou ser expressado e glorificado aqui na terra e para isso, Ele criou os céus, a terra e o ser humano.
            Quando desejamos construir uma casa, primeiro precisamos desenhar a planta, para depois executar o projeto e obter o resultado. A planta do desejo de Deus está em Gênesis capítulos 1 e 2, e o resultado deste plano está em Apocalipse capítulos 21 e 22.
Em Gênesis, vemos que Deus formou o homem do pó da terra e o colocou no jardim do Éden, onde havia a árvore da vida e o rio da água da vida. O homem tinha a tarefa de cultivar o jardim, para que a vida se multiplicasse ali, e guardá-lo, para que nada negativo entrasse no jardim: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.”  (Gn 2:15)
            A atitude do homem deveria ser apenas comer da árvore da vida e beber daquele rio, a fim de ter capacidade para cumprir a sua tarefa (Gn 2:16-17). Mas o homem distraiu-se com seu trabalho e falhou, permitindo a entrada da serpente. Em Gn 3, satanás tentou frustrar o plano de Deus e introduziu no mundo o pecado e a morte. A serpente, no entanto, foi amaldiçoada por Deus, sendo que Cristo veio para esmagar a cabeça da serpente.
Em Hebreus 2:14-15 está escrito que o Senhor Jesus destruiu o diabo, o qual tem o poder da morte, e nos libertou. Sem Cristo somos pó, somos comida de serpente, mas com Cristo, somos pedras vivas para a edificação da Casa de Deus.
Somente tendo a vida de Cristo em nós é que nos sentiremos supridos e com paz, e que seremos úteis para Ele no Seu projeto. Convide Jesus a entrar no teu coração. Repita essa oração em voz alta: 
“Amado Deus: confesso que sou pecador. Eu me arrependo da minha vida de pecados e Te peço perdão. Reconheço que Jesus Cristo é o filho de Deus e O aceito como o meu único Senhor e Salvador. Senhor Jesus, escreve o meu nome no livro da vida. Eu te agradeço e Te louvo. Amém”. 


Mude o teu pensamento


Tudo o que aprendemos e conhecemos é o que defendemos como verdade, no entanto, nem sempre o que pensamos é a verdade. Possuímos um entendimento sobre a vida, mas muitas coisas que “achamos” não estão corretas.

Por exemplo, falamos do que diz na Bíblia, mas não agimos segundo o que lá está escrito. Nós ainda não agimos, verdadeiramente, como filhos de Deus e cidadãos do Reino. Nossa filosofia está errada! Afinal, temos que ser cumpridores da palavra de Deus!

Em Tiago 1:22 está escrito: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Os adolescentes, as donas de casa, os empresários, os professores, os governantes, os políticos, os líderes, os membros da Igreja, todos têm a sua própria filosofia. Mas afinal, o que é uma filosofia? É a maneira como se pensa.

No livro de Isaías 55:8 o Senhor diz: “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos”. Nesse versículo, Deus está falando que a nossa filosofia está contaminada, misturada com inverdades, ou seja, que a nossa forma de pensar sobre nós mesmos, sobre as outras pessoas, sobre Deus e sobre o mundo, contêm equívocos, pois os nossos pensamentos não são iguais aos Dele e a nossa forma de pensar também não.

A primeira mensagem que Jesus ministrou em público está descrita em Mateus 4:17: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. A palavra “arrependei-vos” quer dizer virar para a direção oposta ou, ainda, mudar a forma de pensar e agir. Creio que Ele quis dizer: “mude a tua mente”.

O sistema atual do mundo  - e isso é fácil de constatar - está contaminado pela ira, inveja, egoísmo, desamor, impaciência, falta de perdão, lascívia... Por isso Jesus nos diz: “Arrependei-vos”, para que passemos a viver o Seu padrão, como filhos de Deus e sejamos abençoados!
Leia Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”.
 

O BOM PASTOR
          
           É muito comum vermos em etiquetas de preços um produto custar tantos reais e noventa e nove centavos, mas por que isso? É porque a presença desses noventa e nove centavos, depois da vírgula, gera dois tipos de arredondamento, ou seja, se algo custa R$ 21,99, por exemplo, para o consumidor são vinte e um reais, mas na hora do pagamento, custa-lhe vinte e dois.
         Na Bíblia, há um relato envolvendo noventa e nove (Mt 18:10-14). Um pastor tinha cem ovelhas, mas certo dia, depois de recolhê-las, constatou que somente noventa e nove haviam voltado. E o que ele fez? Será que ele arredondou o número de ovelhas para cem, por que uma a mais ou a menos não lhe faria diferença? De modo nenhum! Para ele, cada ovelha era importante. Por isso, ele foi procurar a ovelha que se perdera e não descansou enquanto não a achou.
           Esse pastor representa Cristo e Seu cuidado por Suas ovelhas. Muitas vezes nos perdemos do “rebanho”, seguindo os nossos próprios caminhos e escolhas. Mas Ele não nos abandona! Ele não se contenta com noventa e nove, Ele quer as cem ovelhas!
           Quando nos afastamos do Pastor e de Seu rebanho, pensamos ter feito a melhor escolha, mas cedo ou tarde perceberemos que estamos sós, vazios e infelizes. Estamos tão fracos e desanimados, que pensamos que somos incapazes de voltar por nós mesmos e achamos que o Pastor sequer se lembra de nós.
           Mas devemos louvar e adorar a Deus, porque o nosso Pastor não age assim! Cristo, desde o momento em que começamos a desanimar e a pensar em desistir da vida cristã, já está nos procurando, já está preocupado e insistentemente nos chama de volta. Por isso, não desanime!
          Nenhuma ovelha perdida é um caso perdido. Seria assim se dependêssemos de nossa própria força para voltar. Mas, por termos um Pastor incansável na busca da ovelha perdida, mais cedo ou mais tarde, voltaremos para Casa, pois Ele trará situações e circunstâncias que nos levem de volta para o Seu caminho.